domingo, 25 de dezembro de 2011

Novo ano, novo coração


O final de ano está chegando e com ele chegam às promessas que fazemos nesta virada de ano novo. Várias pessoas certamente passarão a noite toda fazendo promessas e levando flores para Iemanjá, outros para terreiros de umbanda buscando proteção, alguns buscam previsões para o futuro, outros buscarão nas igrejas (católicas e evangélicas), bênçãos para o próximo ano. Muitos de nós falaremos mais ou menos assim, EM 2012 EU GOSTARIA DE... EM 2012 EU ESPERO QUE... ou EM 2012 EU PROMETO QUE...
O que realmente fará diferença em nossa vida em 2012 depende muito da forma como encararemos a história da nossa vida e o que Deus escreverá nelas. Muito do que acontecerá nós não podemos prever, mas podemos sempre estar preparados. Ou pedir, que Deus nos prepare. Mas, se eu fosse pedir algo para o Senhor neste ano novo, seria um novo coração...
Não quero somente pedir a Deus um novo coração, mas, sobretudo, quero praticar algumas coisas que possibilitará um coração novo, neste ano novo. Quero sugerir quatro atitudes para nós adotarmos como cidadãos do Reino de Deus, são pedidos simples a Deus neste início de ano. E que não será um esforço sobre humano, eu tenho absoluta certeza. Vejamos:
O primeiro pedido é “NÃO FALAR MAL DAS PESSOAS””Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão, ou julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.”(Tg 4.11);
”Aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho... Quem deste modo procede não será jamais abalado.” (Sl 15.3,5) Não é tão difícil falar mal, comentar acerca de alguém, criticá-la, julgá-la, etc., afinal o outro é quem não se enxerga, aliás, o outro é sempre o errado não é mesmo? Difícil é reconhecer que estamos errados, difícil é promover o outro, falar bem dele, bendizer a vida do próximo, não é mesmo? Se você não tiver algo de bom para falar do seu irmão, se não sair coisas boas da sua boca para abençoá-lo, então não fale algo de ruim acerca dele. Não promova a morte, promova a vida sempre. Não fale mal, fale bem, bendiga o seu próximo, promova o seu irmão sempre em nome de Jesus.
Uma segunda sugestão “NÃO FALAR MAL DA IGREJA” – A Igreja é de Jesus, Ele é o Cabeça... Falar mal da Igreja é falar mal de Jesus. Criticá-la é não se enxergar, pois quem faz parte do Corpo de Cristo, não pode em hipótese nenhuma falar mal, pois está falando mal de si mesmo. Se você faz parte do Corpo, você pode está insensível a realidade do Corpo, não tem mais nervo, perdeu toda percepção e sensibilidade espiritual, não sente mais dor, não sofre mais quando fala mal da Igreja. Isso é como mutilar o seu próprio corpo.
Foi o próprio Jesus que disse em Mateus 18:20 “Onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali eu estarei no meio deles”. Portanto, se Jesus está presente, nós não podemos abrir a nossa boca para criticar, maldizer, amaldiçoar a igreja de Jesus. Sobe pena de cair nas mãos do Deus vingador. Cuidado e alerta são precauções para o nosso próprio bem e do Corpo.
A terceira sugestão “CAIA DE JOELHOS, LEVANTE UMA PRECE AOS CÉUS”. Humilhe-se diante de Deus, conviva com a sua fé de joelhos, humilhado na presença de Deus. Um cristão de joelho enxergar muito melhor do que o filósofo na ponta do pé. Quem não ora é soberbo, pois o soberbo não depende de Deus, somente dele mesmo. Tiago nos aconselha dizendo: “Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós! Achegai-vos a Deus, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores, limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente pelas paixões, purificai o coração, entristecei-vos, arrependei e chorai. Abandonai o riso fácil e pranteai, trocai a vossa euforia pelo pesar. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará!” (Tg 4.7-10)
Finalmente, uma quarta sugestão é “NÃO NEGLIGENCIE A PALVRA DE DEUS” – Não seja displicente em mergulhar no Livro dos livros, de estudar, de meditar, de comer do Pão que desceu do céu, de beber da água da vida que jorra através da Palavra. Certamente seus olhos se abrirão, não só uma vez, mais, duas, três, quatro, várias vezes... Deus quer produzir isto em nós. Leia a Palavra, pois é Vida, leia a Palavra, pois é a nossa conduta de regra e de fé.
Josué 1:8 diz “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.Em 1ª Timóteo 1:15 “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. João 14:24 “Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.”  E em Mateus 24:35 “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Poderia listar vários textos que incentivam a prática da leitura da Palavra de Deus. Mas, esses textos são suficientes para despertar-mos à leitura das Sagradas Escrituras. Quando a lemos, nos vemos através dela. Ela é nosso espelho como diz nosso irmão Tiago...
Estas quatro atitudes certamente resultarão em um coração diferente e novo em 2012. E nós, nossa família, nossa comunidade e os nossos amigos certamente crescerão em o nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário