sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Que Fazer Quando à Calamidade Chega a Nossa Porta?


Às vezes enfrentamos adversidades com as quais achamos ou juramos e até “cremos” que não iremos resistir. Em meio à calamidade, a dor, ao sofrimento que muitas vezes passamos, como por exemplo: Uma doença que chega de maneira absolutamente inesperada, e o diagnóstico do médico é que, não tem mais jeito, ou um acidente grave de um irmão da família, e a notícia que ele não resistiu aos ferimentos e faleceu, ou ainda, você foi demitido e não tem como manter o seu lar financeiramente, enfim, essas calamidades que chegam as nossas portas sem aviso prévio, sem notícias, chegam de maneira avassaladora, sem pedir licença, invadem os nossos lares, as nossas famílias, casas e os nossos corações. Imagino que você possa ter algumas perguntas do tipo:
Onde estava Deus?  Por que Ele permitiu?  Deus poderia ter evitado?
Estas perguntas vêm ao nosso coração nestes momentos, e não há realmente uma resposta personalizada, mas podemos lidar com elas dentro de certos parâmetros bíblicos... 
  • Deus é soberano;
  • Ele reina absoluto sobre todas as coisas e acontecimentos, e tem o poder sobre tudo – Apocalipse 19.8;
  • Deus faz escolhas segundo o Seu propósito;
  • Deus poderia ter impedido, mas em sua soberania não o fez, segundo o seu propósito - Rm 9.13-24;
  • Deus é soberano para mudar o curso da história e de acontecimentos - Tiago 5.16-18;
  • Deus responde as orações segundo seu propósito - Efésios 3.20;
  • Deus conforta e cura a dor de seus filhos - Salmo 147.3;
  • Deus nos sustenta em toda tribulação - II Coríntios 1.4;
  • Deus em sua atuação soberana deixa-nos entender algumas coisas e outras não - Deuteronômio 29.29;
Nestes momentos, nossa âncora tem que estar firmada em alguém que tenha todo o poder sobre todas estas coisas, que seja nosso abrigo, nosso refugio, nossa fortaleza. Mais do que isto, alguém que além de ter o controle sobre tudo, tenha o amor para nos ouvir e andar conosco no meio da calamidade.
Este alguém só pode ser Deus!
Podemos não entender algumas coisas que Deus faz ou que Ele deixa acontecer, mas podemos ter a absoluta certeza que se estas coisas nos afetam, Deus estará conosco no meio delas! – Salmo 23.4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário