segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Reino entre nós


Temos vários quadros no programa entre amigos. Dentre esses, temos o “Flash Back”, que são músicas que cantávamos nas nossas igrejas, e, em vigílias com os amigos e irmãos, sempre no ritmo de letras dos anos 80 e 90, e que, a grande maioria do povo evangélico desta década atual não conhece.
Desengavetamos estas músicas com suas melodias riquíssimas para uma reflexão e comentários das mesmas, elas trouxeram e ainda trazem significados, pois marcaram as nossas vidas e também as vidas dos ouvintes que curtiram e curtem com imenso saudosismo.
Também temos o “Mundo em 1 Minuto”, são as principais notícias divulgadas e comentadas da atualidade. São informações fresquinhas que levamos para casa dos ouvintes, e se houver alguma denúncia, fazemo-na com relevância e responsabilidade. Sempre temperadas com bom humor.
Na seqüência vem o quadro mais pitoresco e engraçado do programa, o “Só Crente Entende”, são perguntas, inquietações e questionamentos mais diversos, os ouvintes enviam mensagens e entram algumas vezes ao vivo para comentar conosco também. Afinal, tem coisas que só crente entende, não é mesmo?
E finalmente o “Reino Entre Nós”, é uma reflexão feita e comentada inicialmente por Nehemias Bandeira, com as nossas participações e considerações. É uma espécie de pregação onde os quatros comentam e interagindo numa consciência, onde o Reino de Deus é posto, e onde os ouvintes têm a oportunidade de ouvir uma palavra coerente e edificante. A idéia é falar acerca do Reino de Deus. Mostrando que o Reino exige mudança...
Era exatamente onde eu queria chegar, no Reino de Deus Entre Nós. Eis a razão principal da vida e do ministério de Jesus Cristo. Percebemos o Reino de Deus como questão central e objetivo principal da Sua pregação e obra. Ele veio para implantar o Reino de Deus Entre Nós, que não é deste mundo, que não é desta terra, mas que constitui a obstinação de Jesus até hoje, e não poderia ser diferente para nós. No entanto, cremos que, em comparação com a importância dada ao Reino de Jesus, em geral temos falado e anunciado pouco, estudado pouco, e entendido pouco do Reino de Deus.
Mas, afinal o que é o Reino de Deus Entre Nós? Como ele se evidencia? Como ele se manifesta entre nós?
Uma das definições mais simples, porém mais elucidativas, coloca o reino de Deus como “todo ambiente onde Deus é soberano, onde Deus é Senhor, onde Ele reina de maneira soberana”. Onde quer que a vontade de Deus esteja sendo cumprida, aí se manifesta o Reino de Deus Entre Nós. Alguém já disse que o inferno é uma confusão por ser um reino de muitas vontades. Mas, no Reino de Deus, só há lugar para uma vontade: a do Soberano Rei, Deus!
Quando Jesus ensinou a oração do Pai Nosso para os seus discípulos no Sermão do Monte, em Mateus 6.10 “Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”. Ele tava querendo dizer que, assim como Deus reina de maneira soberana e absoluta, assim como só uma voz é ouvida e obedecida no céu. Nesse reino invisível, mas real. Deus cumpre o seu querer. Seu governo é Supremo e onde no Seu reino há normalidade em e de todas as coisas.
Deste modo também, Deus quer governar os nossos corações. E não somente isso, mas o reino precisa avançar nos nossos corações, transformando-os em súditos obedientes. Só assim, vidas, famílias, igrejas, instituições, nações, a própria história terá outro rumo. Pois, o pré-requisito para adentrarmos nesse reino é a completa submissão ao Rei.
O Reino de Deus Entre Nós é como define Stanley Jones, missionário na Índia, aponta o reino como a “resposta de Deus à necessidade total do homem”. Somente a Igreja de Jesus, que sou e você, somente nós, é que somos capazes de salgar as necessidades integrais do ser humano. Pois não há como nos mantermos comprometidos com o Reino de Deus sem nos envolvermos em questões de justiça social, denuncia do opressor, violência das mais diversas áreas, prostituição infantil, miséria, saúde e etc.
Cabe a nós, súditos do Rei, discernir sabiamente a áreas críticas e trabalhar para devolver a Deus o seu governo nessas áreas. Pois o Reino de Deus Entre nós, veio para santificar o comum (Tt 1.15), e por isso, ele deve estar manifesto em cada aspecto da vida de um “cidadão” do reino. Na vida devocional, na comunhão, no trabalho, no mercado público, na escola, na universidade, no lazer, nas praças, nas praias, nas esquinas, nas ruas e na família. Como o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios:”portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para glória de Deus” (I Co 10.31).  
A compreensão desses princípios aplicáveis individualmente é fundamental para o desenvolvimento comunitário. Quando compreendemos que o Reino de Deus Entre Nós é inteiro e abrangente, e não se restringe apenas à vida devocional e às nossas disciplinas espirituais, somos livres para ministrar junta à comunidade em todas as áreas. E isso, não como uma mera expressão de “trabalho social”, mas para o governo soberano de Deus cresça e se estabeleça nos corações humanos.
Então será completamente respondida a oração ensinada por Jesus no Sermão do Monte e repetida por milhares de discípulos na face da terra – o pedido mais proclamado mais ouvido através dos séculos: “venha o Teu Reino” (Mateus 6.10).
Que venha o Seu Reino Entre Nós.
Gilberto Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário