terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cristianismo Fast Food


Fast Food é um termo americano que significa comida rápida! Fast Food – Alimente seu espírito! Para os dias corridos uma palavra rápida, mas profunda!
 
É... meus caros irmãos, eu li e não acreditei. Isso está escrito em uma pagina cristã, oferecendo uma palavra rápida e profunda para os dias corridos? Como pode ser isso? Como pode ser rápido e profundo? Não entendo esse cristianismo rápido, sinceramente, não entendo!

Estamos em dias superficiais, dias onde as pessoas estão correndo, elas estão com pressa, e fazem tudo rapidinho e sem nenhum aprofundamento...
As relações de amizades são rápidas, ou melhor, superficiais, as leituras, as devocionais não passam de meia hora, alias, isso já é um tempão! Orações nem se fala, tem gente por ai que diz que é um ser “orante”, só pra justificar pra si mesmo que ora. Esse ser “orante”, é como se fosse uma pessoa “operante”. Ou seja, enquanto anda, ora, enquanto ora, anda. E, isso tudo, para apaziguar a sua consciência diante de Deus, achando que alivia. Coitadinho!

E soa aos ouvidos e a compreensão como algo lindo, não é mesmo? Mas, isso não tem valor algum diante de Deus. É só culto de si para si mesmo, sem significado pra alma e principalmente pra Deus.

Vivemos em um tempo superficial e fazemos parte de uma geração superficial, porque buscamos por nos satisfazer rapidamente. Queremos comida rápida, Fast-Food. Quer um exemplo?

Saímos no domingo dia 30, às 14h00 para almoçar com Luís e Fernanda, no entanto, tínhamos um compromisso no bairro Maiobão para o encontro do MINISTÈRIO FLUA, onde eu falaria exatamente sobre este assunto “Cristianismo Fast-Food”.  portanto, estávamos atrasados. Fernanda ligou para o Rairisson, explicando que ainda iríamos almoçar e que chegaríamos atrasados pelo menos uma hora.

Como, comer em um restaurante demoraria muito, Fernanda teve a idéia de sugerir o Bob’s. Fomos e compramos lanches que tem efeito de inchar o estômago, mas devido ao pouco valor nutritivo, estávamos com fome algumas horas depois. Ou seja, quando chegamos em casa já estamos com fome de novo.

Será que não é assim que a igreja tem vivido? Um Fast-Food espiritual? O que percebo é que em cada avenida que eu passo, eu vejo os drive-thru com faixas e letreiros anunciando o próximo Fast-food do dia: campanha da prosperidade, descarrego, culto de libertação, cultos visando comunhão, quebra de maldições e etc. A Igreja é algo muito mais profundo que isto, Igreja não é fast-food espiritual, ela envolve muito mais coisas que apenas o resolver dos problemas mais urgentes de cada pessoa. Esse cristianismo é só pra encher o estômago e nada mais. Não sustenta, não é vitamina, não tem conteúdo, não tem vida, não tem sustância, não permanece, é palha! Além das mensagens de auto-ajuda. Que aliás, eu particularmente não gosto de mensagens assim, isso empobrece o evangelho e as pessoas. Essas mensagens são comidas Fast-Food, comida rápida e passageira. Logo, logo vem a fome e a vontade de comer de novo.

Vejamos como viver uma igreja longe do Fast-Food. Ou melhor, que tenha sustância, que permanece, que tenha vigor, etc.

1º – Igreja é um lugar de adoração a Deus. Vamos para a reunião com os outros cristãos para juntos adorarmos ao Deus Trino. E não para satisfação pessoal.

2º – Igreja é um lugar que a Palavra de Deus anuncia a Cristo. Ela é pregada, ensinada e estudada. Vamos para aprender mais sobre o nosso Deus, e fortalecer nossas vidas espirituais para que possamos enfrentar o dia mau (Efésios 6).

3º – Igreja é um lugar de oferecer a Deus Toda Honra, Toda a Glória e Todo o Louvor. Não é como muitos pensam por ai, em ir a igreja – templo, para receber de Deus um lanche, uma vitamina, uma benção, uma unção, etc. Mas, sobretudo, oferecermos a Ele as nossas vidas, como fruto do Seu amor por nós. Vamos não para assistir um culto, mas para prestarmos um culto ao Deus Eterno. 

4º – Igreja é lugar de encontrar o meu irmão, é lugar de ver o sagrado no outro e servi-lo.  De ter e manter comunhão com o corpo de Cristo que é formado por pessoas, que, como eu, são pecadoras tanto quanto e estão também buscando crescimento, somos companheiros de jornada.

5º – Igreja é lugar de solidariedade. É lugar de misericórdia, de compaixão. Não podemos deixar um irmão passar fome, não ter o básico. A Igreja é lugar onde agente assiste o necessitado. A igreja é Deus em ação social pelos menos favorecidos.

Igreja é lugar de comunhão, de encontros, de confissão, de conversas que edificam, de falar, de ser ouvido, de ser amado, é festa, celebração . Promessas, evangelho liquido, superficial, Fast-Food, todos estão cheios disto! As pessoas anelam e necessitam de mais comunhão, mais da Palavra.

Como diz em Atos 2.42-47 que “eles perseveravam no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. E na alma de cada pessoa havia pleno temor, e muitos feitos extraordinários e sinais maravilhosos eram realizados pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um. E diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração. Louvando a Deus por tudo e sendo estimado por todo o povo. E, assim, a cada dia o Senhor juntava à comunidade as pessoas que iam sendo salvas.” É, meus queridos, a coisa era bem diferente!

Alguém pode perguntar: Mas Pastor, a igreja assim demora crescer numericamente! Desse jeito, teremos poucas pessoas freqüentando o culto. Demora! É verdade! Mas meu brother, ela continuará a ser a essência que se é: Igreja! Igreja Fast-Food, não tem aprovação de Deus, não podemos deixar de lembrar que nem toda comida é saudável. Nem tudo que enche o estômago é sinal de uma alimentação boa, nem tudo que é bom, é saudável. Nem tudo que se prega em cima dos púlpitos é sinal de comida abençoada. Tem os nutrientes necessários para o nosso crescimento sadio.

Seu servo, Gilberto Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário